segunda-feira, 9 de maio de 2011

 Tabernáculo
Trabalho dos alunos do estudo bíblico da Comunidade Fonte da Vida

A palavra tabernáculo vem do latim tabernaculum, "tenda", "cabana" ou "barraca" e designa o santuário portátil onde durante o Êxodo até os tempos do Rei Davi os israelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança, a menorá e demais objetos sagrados. Em hebraico se chamava mishkanמשכן, "moradia", (local da Divina morada). Também se denominava mow'edמוֹעֵד, "Tenda da Reunião". Era composto de três partes: Átrio Exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos.


No Átrio Exterior
Os objetos sagrados que acompanhavam o tabernáculo eram:
  • No Átrio Exterior

Altar do Holocausto - onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus.
Bacia - Onde os Sacerdotes lavavam os pés e as mãos simbolizando uma purificação para entrar no Santo Lugar.
  • No Santo Lugar
Altar do incenso - localizado do lado oposto a entrada, no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos. Era usado para se queimar incenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes.
Mesa dos Pães da Proposição - ficava logo à direita da entrada. Tinha esse nome pois todo sábado eram colocados 12 pães, simbolizando as 12 tribos de Israel em cima dela.
Candelabro de Ouro - À esquerda da entrada, com sete hastes. Era diariamente enchido pelos sacerdotes para que nunca se apagar, Somente enquanto estava sendo transportado.
  • Santo dos Santos
O Véu - cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos.
Arca da Aliança - Simbolizava a Presença de Deus e carregava as Tábuas da Lei - os 10 Mandamentos - e o pote de maná (alimento mandado por DEUS no deserto). Era a peça mais santa do Tabernáculo.
Propiciatório - nada mais do que a tampa da Arca. Era o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia da Expiação, aspergia o sangue pela remição seus pecados e pelos os pecados do povo.


 Arca da aliança
(Fotos:Comunidade Fonte da Vida-Vila Maria)
Criação:Ricardo Filho/Ari Teixeira/Levon Aintablian
 Arca da AliançaArca de Deus ou Arca do Pacto (hebraico:ארון הברית aróhn hab·beríthgregoki·bo·tós tes di·a·thé·kes") é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, como também veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. Foi objeto de veneração entre os hebreus até seu desaparecimento, que segundo especulações, ocorreu na conquista de Jerusalém por Nabucodonosor. Segundo o livro de II Machabeus, o profeta Jeremias foi o responsável por escondê-la.



Origem

Segundo o livro do Êxodo, a montagem da Arca foi orientada por Moisés, que por instruções divinas indicou seu tamanho e forma. Nela foram guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Estas três coisas representavam a aliança de Deus com o povo de Israel. Para judeus e prosélitos a Arca não era só uma representação, mas a própria presença de Deus.

 Construção

A Bíblia descreve a Arca da Aliança da seguinte forma: caixa e tampa de madeira de acácia, com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e onze centímetros ou 111 cm), e um côvado e meio de largura e altura (66,6 cm). Cobriu-se de ouro puro por dentro e por fora. - (Êxodo 25:10 a 16)
Para seu transporte, necessário para um povo ainda nômade (nómada), foram colocadas quatro argolas de ouro nas laterais, onde foram transpassados varas de acácia recobertas de ouro. Assim, o objeto podia ser carregado pelo meio do povo.


Sobre a tampa, chamada propiciatório "o Kapporeth", foi esculpida uma peça em ouro, formada por dois querubins ajoelhados de frente um para o outro, cujas asas esticadas para frente tocavam-se na extremidade, formando um arco, de modo defensor e protetor. Eles se curvavam em direção à tampa em atitude de adoração (Êxodo 25:10-21; 37:7-9). Segundo relato do verso 22, Deus se fazia presente no propiciatório no meio dos dois Querubins de ouro em uma presença misteriosa que os Judeus chamavam Shekinah ou presença de Deus.
A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar, também de madeira, coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao lado.
Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar a tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação, quando a Luz de Shekiná se manifestava, entrava no santíssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente.
Outros relatos bíblicos se referem ao roubo da arca por outros povos inimigos de Israel (filisteus), que sofreram chagas e doenças enquanto tinham a arca em seu poder. Homens que a tocavam que não fossem levitas ou sacerdotes morriam instantaneamente. Diante dessas terríveis doenças causadas pela presença da Arca do Senhor Deus de Israel, os filisteus se viram numa necessidade de se livrarem do objeto de adoração; então, a mandaram para a cidade de Gate, e logo após para Ecron, sendo sempre rejeitada, o que acarretou na sua devolução ao povo de Israel.




A arca de Noé
Criação:Ricardo Filho/Ari Teixeira/Alex Dametto
(Fotos:Comunidade Fonte da Vida-Vila Maria)



 A história de Noé e do dilúvio, relatado na Bíblia em Gen 6:11 à Gen 9: 19, é uma história verídica e relata o que aconteceu com a humanidade devido sua desobediência para com Deus e que pode ser experimentada em nossos dias. 
Noé era o único homem justo que havia na face da terra. Com retidão de caráter, íntegro, temente a Deus e não dado a falatórios humanos.
Deus havia se arrependido de ter colocado o homem na terra, pois este era carnal e a maldade estava se multiplicando. O gênero humano não poderia continuar neste estado de perdição e assim Deus resolveu destruir toda a terra. 
Lembrou-se de seu servo Noé a quem muito amava e mandou que este construísse uma arca, dando-lhe todas as medidas dela emcôvados, para que ele e sua família ficassem protegidos e não fossem devastados pelas águas que destruiriam o mundo. 
Noé começou a construção da arca e todos zombavam dele pois não acreditavam em suas histórias de destruição do mundo, mas mesmo assim, ele acreditou e obedeceu a palavra de Deus. 


 Chegou o dia de entrarem na arca e Noé fez tudo como Deus havia mandado. Na arca deveriam entrar: Noé com sua mulher, seus filhos com suas esposas e sete pares de animais e aves dos céus que possuem fôlego, para que fossem conservadas as sementes sobre a face da terra. 
A chuva começou a cair e inundou toda a terra. Todos os seres vivos que não estavam dentro da arca morreram. 
Depois de um período, a chuva parou e a arca vagava sobre as águas, totalmente sem leme e todos os que estavam dentro dela não sabiam onde estavam, mas confiavam que Deus não os havia esquecido. 
graça nele. 

Em um determinado dia a arca parou, incrustada no ararate. As águas baixaram, mas mesmo assim não era possível descer da arca. 
Noé soltou um corvo e este não retornou à arca. Passados alguns dias, Noé soltou uma pomba e esta retornou.
Passados mais alguns dias, Noé soltou novamente uma pomba e esta retornou com uma folha nova de oliveira. 
Chegada a hora de saírem da arca, todos os que estavam dentro dela foram saindo e tomando posse da terra. No céu surgiu um arco-íris, como sinal de que nunca mais Deus destruiria a terra. 
Noé, em agradecimento, ergueu um altar e ofereceu um holocausto e Deus continuou achando 
graça nele.








Enfeite de Aniversário
Criação:Ricardo Filho
Tema:  O Pica-pau





O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo. 



O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau interagindo com as filmagens em live-action de Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos. Atualmente, The Woody Woodpecker Show é ainda reprisado com freqüência na televisão, sendo que no Brasil, ele é transmitido pela Rede Record.
Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Who Framed Roger Rabbit, de 1988.



terça-feira, 3 de maio de 2011

Música: Um amigo verdadeiro

Música:Um amigo verdadeiro
Autor:Ricardo Filho/ Nair Silva/ Ari Teixeira
Interprete:Nair Silva


Um amigo verdadeiro
Am                                            Dm
Se sua vida hoje for um temporal
       G                                       C
E as águas inundaram seu caminho
                  Am                                Dm
Qualquer coisa te deprime te faz mal
         F                                              E
Solidão não quer mais te deixar sozinho
             Am                            Dm
Meu amigo existe uma solução
             G                                      C
Sua história com certeza vai mudar
                  Am                                      Dm
Há um caminho uma verdade em sua vida
                              F
Vai te mostrar a saída
                               E
Vale a pena procurar

       A                              Bm
Edifique sua vida numa rocha
               E                                  A
Pra que possa suportar a temporais
         Em                          A                D   Dm
E vivendo em Cristo então tenha certeza
               A                     E                     A        Am
Que o que passou, passou não volta mais.

                                             Dm
Você tem um amigo verdadeiro
            G                                C
O seu nome é Jesus de Nazaré
      Am                                Dm
É fiel é bondoso e companheiro
        F                               E
Estará contigo onde estiver

domingo, 1 de maio de 2011

Música"A cruz está vazia"

Música"A cruz está vazia"Autor:Ricardo Filho,Nair Silva,Ari Teixeira
Interprete:Nair Silva


A cruz está vazia
G
Tenho um compromisso inadiável
                                          Am
Hoje vou à casa de meu pai
                      Am7               D
Agradecer o seu imenso amor
                          Am
E pedir sua presença
               D                    G   D
Ao meu lado sempre mais
      G
É pouco perto do que fez por mim
             G7                                    C
Seu amor é maior que a própria dor
                                                      G
Viveu pra nos mostrar qual o caminho
                                  Am
Enfrentou grande batalha
               D               G   G7
Nem a morte o abalou
        C                                    C
Por isso vou à casa do meu pai
               Em                 Am
Vou
louvar seu santo nome
                D                     G   D
E agradecer por minha paz

                          G
A cruz está vazia
                          Am
Jesus ressuscitou
                               D
Restaura nossas vidas,

Derruba o sofrimento,
                        G   D
Retira toda dor
                          G   G7
A cruz está vazia,
                        C
Vazio não estou,
                              G
Te agradeço oh pai
                          D
Secaste todo pranto
                      G
E me abençoou. 

Música " Ao Santo de Israel"

Música: "Ao Santo de Israel"
Autor: Ricardo Filho; Nair Silva, Ari Teixeira
Interprete:Nair Silva


Ao Santo de Israel
 C  C5  C  C5
C                     C5  C  C5          C     C5    C 
Toca-me Senhor com o seu espírito
                           C5  C        C5              Dm  F
Derrama seu amor e limpa o meu coração


És teu o meu louvor, é santo e poderoso
      C                            Am
É pai e protetor meu Deus maravilhoso
       Dm                          G                                          Gm  C
É principio e fim, soberano a frente de qualquer nação
       F
E meu porto seguro também meu baluarte
       C                           Am
De toda minha vida tu és a melhor parte
         Dm                                  G                                      F     C       G
Não tenho nem palavras que possam descrever minha gratidão
       C
Aleluia,

Quero morar contido lá no céu
       Am
Aleluia,

E te louvar oh Deus de Israel
        Dm
Aleluia,

Os seus caminhos são caminhos meus
       G
Aleluia,

Eu quero ser morada do meu Deus
       C
Aleluia,

Tu és sinônimo de amor
       Am
Aleluia,

Minha vida meu santo consolador
       Dm
Aleluia

Contigo finalmente sou feliz
        G
Aleluia,
                                                    F            C           C7
Em ti achei oh pai tudo que eu sempre quis.
      F
És teu o meu louvor...

Música Cantai Ao Senhor

Música " Cantai ao Senhor"
Autor: Ricardo Filho / Nair Silva / Ari Teixeira
Interprete: Nair Silva




Cantai ao Senhor
Am                                              C
Cantai ao Senhor, porque ele se exaltou
                                 Dm                           E
E por sobre o mar lançou o cavalo e o cavaleiro
                      Am                         C
Cantai ao Senhor, todo povo de Israel
                                 Dm                     E
Porque já desceu do céu a vitória por inteiro


                              Dm                                 G
Cantando ao Senhor com o tamboril na mão
                                  C                  E                 Am
Convidando a multidão para cantar em sua glória
        Dm                        E                           Am
Cantai como Miriã cantou e feliz até dançou
                                       A7
Agradescendo a vitória
                      Dm                                G
Cantai e louvai pois Deus sempre é fiel
                          C             E                    Am
Ele ouve lá do céu e contempla o seu canto
           Dm                                      E
Toda honra toda glória ao pai amado
                               Am               E                 Am          ( Dm   G   C   E   Am   Dm   E   Am   E   Am   F   E )
Te agradeço obrigado pois eu sei só tu és Santo

        Am                        C                                    Dm
Dançai qual irmã de Moisés, suas mãos  os seus pés
                                     E
Sendo entregues em louvor
                Am                              C                                 Dm
Então cantai, pois só o Senhor é Deus, nosso inimigo já caiu
                                   E   A7...                     Dm       Bbm       E
E toda escravidão cessou
(final)
Am                                              C
Cantai ao Senhor, porque ele se exaltou
                                 Dm   Bbm   E                           Am
E por sobre o mar lançou       ...       o cavalo e o cavaleiro 

Obras em Papel Marchet, Isopor e Madeira














Chave de Deus


Grupo de Teatro - Figuração Centurião

Desenhos em Lápis


 Antônio Fagundes

                          Hebe Camargo





                                                                     Jackie Chan

                                       Jô Soares








 Robert de Niro

                                                      Will Smith
                                                                   william shatner